Os educandos dos 4ºs ano do Ensino Fundamental do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação localizada em Bento Gonçalves - RS, realizaram no mês de outubro a Aula de Campo na Quinta da Estância, em Viamão.

 

Com o intuito de aprofundar os conhecimentos relacionados ao Projeto: "Pelos Pampas da História", os educandos tiveram a oportunidade de contextualizar o aprendizado de sala de aula in loco sobre a história da Revolução Farroupilha, os tropeiros e a cultura gaúcha. Na Fazenda, acompanharam o processo da preparação da erva-mate, visualizaram de que forma acontece a tosquia da ovelha e aprenderam sobre a importância da lã na vida do gaúcho. Além disso, retomaram conceitos acerca da exploração do charque na época da Revolução Farroupilha e também, sobre a herança indígena na cultura gaúcha (vocabulário, alimentação, hábitos e costumes), visitaram a casa dos tropeiros e dos indígenas. Na oportunidade, os educandos divertiram-se no galpão dançando músicas gauchescas, analisando objetos da cultura e ouvindo as explicações do tio Zé sobre a encilha do cavalo e seus cuidados.

 

Portanto, estudar sobre a história do Rio Grande do Sul e as tradições gaúchas neste grande museu a céu aberto, oportunizou a cada educando a busca por um aprendizado prático e lúdico o qual aguçou a vontade e o prazer de estudar sempre mais sobre a nossa história. 

 



Galerias

Educandos dos 4ºs anos realizam aula de campo na Quinta da Estância em Viamão

Ver galeria