Você já ouviu falar em lettering? Podemos defini-lo como a arte de desenhar letras, unindo um trabalho de ilustração, design e escrita. Esta técnica possui certa semelhança com a tipografia, todavia não utiliza fontes pré-fabricadas e combina letras especialmente trabalhadas para uma única finalidade, tendo como principais ferramentas o lápis, canetas, canetinhas, ou ainda, mesas digitalizadoras. 

A educanda Renata Ferrari Fleck, que atualmente cursa a 3ª série do Ensino Médio do Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Bento Gonçalves/RS, pratica há algum tempo esta técnica e é um exemplo de que dedicação aos estudos e arte na escrita podem ser aliados. Segundo ela, o lettering é muito mais que uma caligrafia, é um hábito que faz parte do seu cotidiano. Além disso, muitas pessoas podem achar que é uma perda de tempo ou até um gasto de dinheiro desnecessário, mas ela discorda com isso, salientando que, além de ser um passatempo, é também uma maneira de estudar.  

Eu encontrei muita dificuldade nas aulas remotas e o lettering foi um refúgio para mim, uma maneira que eu encontrei para facilitar o meu entendimento durante as "lives", além de ser um jeito mais colorido de revisar a matéria. Obviamente, o uso de canetas específicas e o aperfeiçoamento leva tempo e muita força de vontade, posso dizer que desde 2018 eu melhorei muito, entretanto tenho muito ainda a aprender. 

Com isso, é evidente que o aprimoramento da caligrafia não ocorreu da noite para o dia. Muito pelo contrário! Desde o 8º ano do Ensino Fundamental que Renata se esmera nos traços. Assim, fazendo um paralelo com a própria vivência escolar, percebe-se que o hábito de estudo se constrói gradativamente e que melhorar o desempenho em avaliações e apresentação de trabalhos também demanda dedicação. 

Os resultados? Bem, os resultados virão se você não desistir dos objetivos apesar dos obstáculos e permanecer escrevendo sua vida com cor e criatividade, assim como ressalta Renata: “o que tenho a dizer é que todos conseguem, e que, com uma caneta bonita e muita dedicação, o sucesso é garantido!” 





Galerias

Lettering e estudo: beleza nos resumos

Ver galeria