O dia 29 de outubro de 2018 foi a data em que as turmas dos segundos anos do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação localizada na cidade de Bento Gonçalves/RS, partiram cedinho para a sua visita de estudos à Fazenda Quinta da Estância Grande, situada na cidade de Viamão.

De forma pontual, com muita alegria e empolgação, a viagem foi uma diversão desde a saída da Escola até o local, no qual fomos recepcionados pelos guias da fazendinha que nos deram as primeiras orientações de como seria o nosso dia e em seguida, fomos divididos em grupos. Logo após, nos conduziram para um delicioso café da manhã e em seguida, cada turma com seu monitor, deu início às atividades.

Iniciamos as aprendizagens fazendo um passeio de trator com direito a muita poeira e “turbulência”. No trajeto, pudemos apreciar as belezas da natureza, tivemos uma aula sobre a preservação dos animais e sobre a importância de estarem soltos em seu ambiente. Conversamos sobre o tráfico de animais e de quantos estes sofrem em pequenas caixas e até canos para depois, serem mantidos em gaiolas.

A parada para o almoço foi um momento bem especial pois degustamos alguns alimentos produzidos na própria fazenda como cenoura, tomate, cebola e alface.

Continuando o contato com a natureza exuberante do local, passeamos de cavalo, visitamos a horta, a composteira, a estufa de tomates, os bugios, a fazendinha com coelhos, mini vaca, mini touro, pavão, jegue, ema..., alimentamos as cabras, ordenhamos a vaca, tocamos na cobra. Também tivemos momentos de lazer, aproveitamos para brincarmos no parque de cordas e no de madeira, jogamos pebolim humano e fizemos arvorismo.

Após o lanche da tarde, nos dirigimos para o nosso ônibus e iniciamos o retorno para casa com muito mais sabedoria, alegria e cansaço! Todas essas atividades tiveram como objetivo complementar os estudos realizados em sala de aula e resgatar a importância da preservação ambiental que pode começar e continuar em casa com pequenos gestos, como evitar o desperdício de água e dos alimentos, ter cuidado em separar o lixo e procurar direcionar tudo aquilo que for possível reciclar. E é claro, deixar os animais soltos em seu ambiente natural!

Um dia repleto de aprendizagens significativas, de cooperação, de coleguismo, de cuidado, de respeito, de amor... Afinal: “POR VOCÊ, SOMOS SAGRADO!”

 

 


Galerias

Turmas dos 2ºs anos conhecem a Quinta da Estância Grande em Viamão - galeria 3

Ver galeria

Turmas dos 2ºs anos conhecem a Quinta da Estância Grande em Viamão - galeria 2

Ver galeria

Turmas dos 2ºs anos conhecem a Quinta da Estância Grande em Viamão - galeria 1

Ver galeria

Turmas dos 2ºs anos conhecem a Quinta da Estância Grande em Viamão - galeria 4

Ver galeria