Os educandos dos 1ºs anos do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, localizada em Bento Gonçalves/RS, realizaram descobertas a respeito da Páscoa e o seu significado cristão. Um dos símbolos pascais que representa a vida nova em Cristo Ressuscitado é o ovo, e este, marca esta festividade de diferentes maneiras. Uma delas provém da cultura Eslava e é a elaboração de “Pysankys”.

Na semana que antecedeu a Páscoa, os educandos guardaram casquinhas de ovos e as pintaram utilizando diferentes materiais. O objetivo era proporcionar um momento descontraído e significativo em família, marcado pela união e pela partilha de experiências. Na tradição Eslava, pintar os ovos para presentear pessoas queridas é um gesto nobre, festivo e religioso, que vem acompanhado do desejo de uma vida nova e longínqua. Assim, ao pintar os ovos, os educandos foram convidados a transcender os seus conhecimentos a respeito deste símbolo e explorar com criatividade cores, traços e desenhos.

Para concluir a atividade, foi realizada a “Caça aos ovos em família”, na qual, os educandos esconderam os ovos e junto com os familiares foram procurá-los e assim, descobrir o que a Pysanky escondia dentro: um docinho para adoçar as relações familiares ou mensagens de esperança, ternura e afeto para acalentar o coração.




Galerias

Vivências Pascais ( galeria 3)

Ver galeria

Vivências Pascais ( galeria 2)

Ver galeria

Vivências Pascais

Ver galeria